Notícias

21º COLE

10 a 13 de Julho de 2018

UNICAMP/Campinas-SP

Seria possível a leitura de vozes, sons e sentidos em estado de nascença​? Como escutar línguas outras onde se pressente que algo brota? O 21° COLE convida a pensar com as línguas dissonantes que fertilizam a vida comum com ​sabores, saberes e tempos outros: com a língua dos bebês, dos surdos, dos velhos, línguas juvenis, línguas dos estrangeiros, dos refugiados, línguas dos povos indígenas, línguas afro-brasileiras, africanas​, línguas ainda sem nome​… ​ Línguas que convidam a leituras e escritas outras,​ que fazem as palavras ressoarem na diferença, no hiato entre som e sentido​. ​Atentamos para as línguas dos pássaros, das pedras, dos rios ​que​ fissura​m​ e rompem barreiras. Neste 21° COLE fazemos o convite a um modo de resistir às pulsões homogeneizadoras e autoritárias do mundo​ com a afirmação das forças germinais ainda sem forma, da vontade de nascer, em nós e no mundo.

Conferências


Conferência I: 10/07/2018 às 11h

Conferencista: Déa Trancoso

Conferência II: 11/07/2018 às 9h

Conferencista: Maria da Conceição Passeggi

Conferência III: 12/07/2018 às 9h

Conferencista: Ana Godinho

Conferência IV: 12/07/2018 às 16:30

Conferencista: Amara Moira
Mais informações no site do evento: 21º COLE

Palestra: Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza

SONY DSC

Estratégias de leitura e ensino: ações para educação literária da creche aos anos iniciais

Resumo:

Compartilhar estratégias para educação literária com bebês e crianças até o 5o. ano do ensino fundamental levando em consideração as quatro dimensões dos atos embrionários de leitura: espaço-temporal, modal, relacional, objetal é o objetivo dessa comunicação. Definindo cada uma dessas dimensões e dando exemplos simples de como docentes podem incrementar a educação literária na creche. Ainda, pretende-se mostrar atividades de leitura a partir das estratégias metacognitivas de leitura para os anos iniciais explorando atividades de inferênci a, conexões, visualização e perguntas ao texto. A abordagem dos dois seguimentos (educação infantil e ensino fundamental I) tem o mesmo objetivo: possibilitar a  interação entre os professores, alunos, o acervo de livros infantis e as práticas pedagógicas para despertar e formar leitores autônomos.

 

Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza

Coordenadora Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil
UNESP – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Certificados – I CONEDULE 2017

Prezados(as) participantes do I CONEDULE 2017, nós da Coordenação do I CONEDULE gostaríamos de agradecer a participação de todos(as) no evento e esperamos contar com a presença todos(as) na próxima edição.

No link abaixo vocês terão acesso aos certificados, caso haja necessidade de correção/alteração referente a nome etc, por gentileza, encaminhar e-mail com solicitação para coneduleufg@gmail.com.

Atenciosamente,

Comissão/ Coordenação Organizadora.

 

  • Ouvintes

Certificados – Participação I CONEDULE

Certificados – Participação I CONEDULE (2)

  • Participação em Oficinas

Certificados – Oficinas

  • Comunicação Oral

Certificados – Apresentação de GTs

Programação – Apresentação dos GTs

COMUNICAÇÕES ORAIS

 

COMUNICAÇÕES ORAIS

SESSÃO: 01 DATA: 23/11/2017 HORÁRIO:

14H – 17H

LOCAL: BRINQUEDOTECA
TÍTULO AUTOR/ES
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. – Kátia Silene da Silva
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CATALÃO – GO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL Adriana S. Damião e Janaína Cassiano Silva
LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANO DE FORMAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA Ana Karenine Souza Moreira e Simone Cristina Teixeira Martins
RETRATO DE PROFESSOR NA LITERATURA BRASILEIRA Ulysses Rocha Filho
ALFABETIZAR E LETRAR: ALGUNS ASPECTOS CONCEITUAIS

 

Liliane Querino Do Nascimento e Selma Martines Peres
GÊNEROS LITERÁRIOS E O ENSINO DA ESCRITA: DA PRODUÇÃO À REVISÃO TEXTUAL Maria Aparecida Lopes Rossi e Geicielle Da Silva Nunes
O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E A LITERATURA: O LUGAR DO LIVRO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO Meire Rugeri e Fernanda Ataídes

 

COMUNICAÇÕES ORAIS
SESSÃO: 02 DATA: 23/11/2017 HORÁRIO:

14H – 17H

LOCAL:

LAB. MULTIMEIOS

COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Altina Abadia da Silva
TÍTULO AUTOR/ES
A INTERTEXTUALIDADE NA LITERATURA INFANTIL: UM TRABALHO COM OS CONTOS CLÁSSICOS NA ALFABETIZAÇÃO. Claudia Leite Brandão, Regiane Pradela da Silva Bastos e Renata Junqueira de Souza
LIVROS PARA LER, CANTAR E ENCANTAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA Claudia Leite Brandão, Renata Junqueira de Souza e Joyce Araújo Reinol
AS NARRATIVAS METAFICCIONAIS INFANTIS E A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS

 

Vanessa Gomes Franca, Daniela Santana Santos, Elenir Batista de Souza Carvalho, Luis Paulo da Silva Dias e Tatiane Pereira de Almeida Marra
ASPECTOS DA METAFICCIONALIDADE EM O PERSONAGEM ENCALHADO, DE ANGELA LAGO Edilson Alves De Souza e Vanessa Gomes Franca
A PROPOSTA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UMA PERSPECTIVA TEÓRICA: ETIMOLOGIA, CONCEITOS E REFLEXÕES. Juciléia da Silva Fonseca

 

COMUNICAÇÕES ORAIS
SESSÃO: 03 DATA: 23/11/2017 HORÁRIO:

14H – 17H

LOCAL: LAB. DE ENSINO
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Juçara Gomes de Moura
TÍTULO AUTOR/ES
SÃO MUITOS OS LUGARES DA LEITURA E DA ESCRITA Adriana Silva Damião e Janaína Cassiano Silva
OFICINAS DE LEITURA PARA CRIANÇAS: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM FOCO Suzane Cardoso Da Silva Oliveira e Maria Aparecida Lopes Rossi
A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS LITERÁRIOS NA TRILOGIA DE STELLA MARIS REZENDE Julya Costa Siqueira e Neire Márzia Rincon
DISCURSOS DE LEITURA: O QUE DIZ O PNBE – EDUCAÇÃO INFANTIL?

 

Claudia Leite Brandão,  Elianeth Dias Kantack Hernandes e Renata Junqueira de Souza
O ACESSO À LITERATURA POR MEIO DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA: POLÍTICAS PÚBLICAS E INVESTIMENTOS Leonardo Montes Lopes e Renata Junqueira de Souza

 

 

COMUNICAÇÕES ORAIS
SESSÃO: 04 DATA: 24/11/2017 HORÁRIO:

14H – 17H

LOCAL: BRINQUEDOTECA
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Fabiana Rodrigues Carrijo
TÍTULO AUTOR/ES
A FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA. Rosane Ribeiro Do Nascimento.
A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS PRÁTICAS DE LEITURA APOIADAS EM ESTRATÉGIAS DE LEITURA Maysa Mamédio Martins Viana e Selma Martines Peres
LITERATURA, PRÁTICAS DE LEITURA E INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS Fabiana Rodrigues Carrijo
O IMPACTO DA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE – PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE MEMÓRIAS LITERÁRIAS Juciléia da Silva Fonseca.
O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Ana Karenine Souza Moreira

 

COMUNICAÇÕES ORAIS
SESSÃO: 05 DATA: 24/11/2017 HORÁRIO:

14H – 17H

LOCAL: LAB. MULTIMEIOS
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Kátia Silene da Silva
TÍTULO AUTOR/ES
LIVRO DE LEITURA MENINOS TRAVÊSSOS: UM OLHAR Ingrid Janini Ramos de Oliveira e Selma Martines Peres
OS EVENTOS DE LETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DAS DIRERIZES CURRICULARES Giselle Pereira Campos Faria  e Selma Martines Peres
UM ESTUDO SOBRE CONTOS DE FADAS E LIBRAS

 

Jéssica Araújo Faleiro,   Márcia Maria de Melo Araújo e Kely Araújo Melo
NUM VALE DE LÁGRIMAS EM BUSCA DO CÉU: OS CAMINHOS DE UMA GAROTA JUDIA

 

Lucas Silvério Martins
e Silvana Augusta Barbosa Carrijo
A LITERATURA INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA: INTENÇÕES E PRÁTICAS

 

 Ludmylla da Silva Morais, Altina Abadia da Silva e Priscilla De Andrade Silva Ximenes

 

COMUNICAÇÕES ORAIS
SESSÃO: 06 DATA: 24/11/2017 HORÁRIO:

14H – 17H

LOCAL: LAB. DE ENSINO
COORDENAÇÃO: Profa. Dra. Adriana dos Santos Prado Sadoyama
TÍTULO AUTOR/ES
A PRÁTICA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Tatiane Dias Silva, e

Juçara Gomes Moura

PRELÚDIOS ACERCA DA LEITURA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO

 

Gislene de Sousa Oliveira Silva e Selma Martines Peres
FORMAÇÃO DO LEITOR: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DO GT 10 DA ANPEd

 

Naiane Angélica Alves Borges  e Andrea Del Larovere
ERA UMA VEZ… NA BIBLIOTECA

 

 

Altina Abadia da Silva,

Aline Oliveira da Silva e

Avelina Oliveira de Sousa Martins

UMA INVESTIGAÇÃO COM O MATERIAL DOURADO: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

 

Janete Gomes de Oliveira

Palestra: Profa. Dra. Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Professora da Universidade Federal de São João Del Rey. Pesquisadora da área de letramento e alfabetização numa perspectiva etnográfica. Coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental e no ensino superior e práticas de letramento e alfabetização de populações que vivem no campo. Coordenadora do GT 10 da ANPED: Alfabetização , Leitura e Escrita no período de 2011 a 2013. Vice-presidente da ABALF ( Associação Brasileira de Alfabetização).